Jaqueline Weigel, futurista, para Jornal Gazeta do Sul, 20/03/2023

A carreira é uma parte fundamental da vida das pessoas, já que é através dela que buscamos realização pessoal e profissional, bem como uma fonte de renda. Com a rápida evolução da tecnologia e as mudanças no mercado de trabalho, muitas pessoas se perguntam como será o futuro de sua carreira. 

Uma das principais tendências que se espera para o futuro é a automação, o que pode levar à eliminação de muitos empregos tradicionais, incluindo os intelectuais. Uma ameaça regada a novas oportunidades de carreira, especialmente na área humana e tecnológica. 

Outra tendência importante é a crescente demanda por habilidades digitais. Com a transformação digital, as empresas precisam de profissionais com conhecimentos em temas digitais. É essencial que as pessoas invistam em seu desenvolvimento, começando por um trabalho de definição de objetivos, identificação dos talentos, valores, do segmento, do potencial e de um mapeamento das possibilidades. Habilidades digitais são essenciais para garantir a empregabilidade no futuro.

Há inúmeras dúvidas sobre sua jornada profissional daqui para frente. Em minhas mentorias, recebo jovens talentosos paralisados frente às inúmeras possibilidades profissionais, pessoas em transição, empreendedores de diferentes segmentos e tamanhos, executivos, e entre eles, há algo em comum: a falta de clareza do caminho nos próximos anos, o que influencia as decisões do presente e muitas vezes, traz uma confusão ao raciocínio imediato.  

Como usar os talentos e se diferenciar no mercado? Como unir propósito e remuneração, construir uma marca relevante e rentável, e principalmente, como organizar tudo isso em um plano estruturado em tempos tão incertos?  

É esperado um aumento na flexibilidade do trabalho, com mais pessoas trabalhando remotamente e escolhendo seus próprios horários. Isso pode levar a uma mudança na forma como as empresas são gerenciadas, com uma maior ênfase na colaboração virtual e na comunicação digital. 

No entanto, também há desafios a serem enfrentados no futuro da carreira. A crescente automação pode criar uma lacuna de habilidades para muitos trabalhadores, especialmente aqueles que não têm acesso a recursos educacionais de qualidade. É essencial que as empresas e governos invistam no assunto, mas a impressão que tenho, é que cada profissional deverá abraçar esta jornada, e participar de grupos que estejam no mesmo movimento. Esperar pode significar perder espaço.  

Talvez, o futuro das profissões seja não ter uma só profissão e sim, ter diferentes trabalhos paralelos ou múltiplas carreiras ao longo da jornada. A liberdade exige escolha, renúncia e responsabilidade nas decisões, e o mundo onde as empresas nos davam garantias e segurança está e declínio absoluto.   

O futuro da carreira é plural. O trabalho é uma experiência que dignifica a vida, não a razão da nossa existência. O sucesso atual é medido pelo valor que entregamos ao mundo, que nos retribui com abundância em todos os formatos, incluindo dinheiro. Dedique tempo, energia e recurso para planejar. Andar à deriva fará com que você se desmotive ou seja apenas mais um vendendo conhecimento, produtos ou serviço. 

Saiba mais sobre a W Futurismo, expert em #Foresight e #FuturesStudies no Brasil.

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
👋 Olá, como posso ajuda-lo?